Manual De Treinamento para Entrevistadoras da PCSVDFMulher
Violência Doméstica, Violência na Gravidez e Transmissão entre Gerações
Este material foi desenvolvido para a capacitação das entrevistadoras da Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDFMulher).
Dividido em quatro módulos, o documento apresenta os conceitos de violência contra a mulher, gênero e interseccionalidade (raça/cor, etnia, idade, mulheres com deficiência, orientação sexual e identidade de gênero), bem como traz as leis e políticas para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher (VDFCM) no Brasil, entre outros temas. Além disso, o manual conta com um módulo referente aos aspectos éticos que orientam os objetivos e a estrutura desta pesquisa.
A capacitação da equipe também inclui um espaço de escuta, de troca de conhecimentos e esclarecimento de dúvidas, a fim de construir interações de respeito, confiança e segurança entre entrevistadoras e entrevistadas.
Boa leitura!
Relatório Executivo III: Primeira Onda – 2016
Violência Doméstica, Violência na Gravidez e Transmissão entre Gerações
Este relatório expõe uma compreensão mais aprofundada de questões ligadas à Transmissão Intergeracional da Violência Doméstica (TIVD), ou seja, a violência preexistente nos lares pode ter um efeito direto na manutenção da violência doméstica na vida de mulheres hoje. Isso significa também que esse mecanismo pode impactar as gerações futuras, levando à continuidade das agressões. Outro aspecto verificado a partir deste estudo é a predominância da violência doméstica durante a gravidez, fato que pode colocar em risco tanto a saúde da mãe quanto a da criança. Fatores socioeconômicos e étnicos foram considerados nas análises, trazendo, assim, traços mais específicos dessa violência.
+ ler mais fazer download copiar linkRelatório Executivo II: Primeira Onda – 2016
Violência Doméstica e seu Impacto no Mercado de Trabalho e na Produtividade das Mulheres
Um dos aspectos ligados à violência doméstica é o seu impacto no mercado de trabalho para as mulheres. Para analisar melhor as relações complexas sobre esse tema, este estudo mostra que a violência doméstica afeta a capacidade laboral e a produtividade da mulher, bem como a sua autonomia e poder de decisão. Vale lembrar ainda que a esses fatores associam-se outras desigualdades: diferenças salariais, acesso a empregos e à educação, oportunidades de tratamento de saúde, entre outras.
+ ler mais fazer download copiar linkRelatório Executivo I: Primeira Onda – 2016
Prevalência da Violência Doméstica e o Impacto nas Novas Gerações
Este relatório apresenta um conjunto de dados que permite o estudo da violência doméstica e da distribuição de recursos no domicílio, bem como aponta questões que envolvem a saúde e o desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, são relevantes os dados trazidos sobre agressões físicas sofridas por mulheres durante a gravidez e ao longo da infância dos filhos, os quais também podem se tornar vítimas da violência, entre outros resultados.
+ ler mais fazer download copiar link